top of page

Plano Nacional de Leitura

O Programa Leitura em “Vai e Vem” e o programa “Já Sei Ler”, relançados em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027), pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, convidando educadores e famílias a ler diariamente 10 minutos com as crianças.

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional.

Uma proficiência sólida no domínio da leitura exige que, o mais cedo possível, contactem com livros, ouçam ler em voz alta, pratiquem diariamente a leitura orientada e conversem sobre o que leem.

A aquisição plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da descodificação do texto. Para se atingirem patamares superiores de compreensão é indispensável uma prática constante, durante vários anos.

Reconhecendo a atividade das escolas do 1.º ciclo na promoção do gosto pela leitura orientada e por prazer, o PNL 2027, pretende incentivar os professores a desenvolvê-la ainda mais.

Os docentes que pretendam desenvolver este programa com as suas turmas devem contactar com as professoras bibliotecárias, até ao dia seis de dezembro, para que estas possam preencher o formulário no Plano Nacional de Leitura.

Documentos:


bottom of page